A série Metal Gear Solid, embora tenha lançado seus jogos mais recentes somente para consoles da Sony, não é exclusiva. Afinal, quem já jogou Super Smash Bros. Brawl provavelmente se lembra de ter visto Solid Snake competindo com Mario e Donkey Kong em cenários clássicos da Nintendo.
Desta vez, o herói criado por Hideo Kojima chega ao novo portátil da Nintendo com Metal Gear Solid 3D: Snake Eater, uma adaptação do game lançado originalmente há seis anos para o PlayStation 2.
Nessa aventura — ambientada em 1964, no auge da guerra fria — Solid Snake ainda não sonhava em existir, pois só seria clonado a partir de Big Boss (chamado aqui de Naked Snake) anos mais tarde. Além disso, o jogo também oferece ao público a oportunidade de conhecer o grande vilão Revolver Ocelot em sua juventude.
Graficamente, as primeiras telas apresentadas pela Konami eram muito semelhantes aos do game original. Para atualizar o público, durante a E3 deste ano a companhia disponibilizou uma versão demo na qual diversas características de Metal Gear Solid 3D, como a utilização de gráficos tridimensionais, foram demonstradas pela primeira vez.
Infiltração em profundidade
Quando Snake Eater saiu pela primeira vez, o game conseguiu surpreender não só os fãs da franquia. O jogo se passava durante a maior parte do tempo em ambientes externos, como uma selva soviética cheia de detalhes e habitada por diversos animais, desde cobras e crocodilos até minúsculos pássaros.
No Nintendo 3DS, a qualidade gráfica é equiparável à do antigo console da Sony, sendo que em alguns momentos existe a impressão de que certos detalhes dos cenários e dos personagens receberam melhorias.
Para complementar isso, o portátil da Nintendo também é capaz de gerar imagens em três dimensões que enriquecem ainda mais os ambientes de Metal Gear Solid 3D. Desse modo, o título provavelmente será citado por aqueles que defendem o recurso presente no 3DS.
Além disso, de acordo com o produtor do jogo, Yoshikazu Matsuhana, ainda que seja necessário renderizar duas imagens distintas simultaneamente para que o efeito tridimensional seja aplicado, a taxa de quadros de Snake Eater não deve sofrer alterações quando este estiver ligado (como ocorre em muitos outros jogos de ação).
Snake portátil
Se os gráficos de Metal Gear Solid 3D impressionam, restava saber ainda como seriam os seus controles. É interessante notar como a equipe aproveitou bem os recursos do 3DS para realizar a transição de modo que a jogabilidade se tornasse simples e intuitiva. Para isso, a tela sensível ao toque recebeu a função de equipar armas e itens, assim como a de alternar entre os modos de mira em primeira e terceira pessoas.
Outra adição curiosa é o uso dos sensores de movimentos em algumas partes. Logo no início do game, por exemplo, Snake precisa atravessar uma antiga ponte de madeira. Nesse momento é necessário manter o video game o mais parado possível, pois eles influenciam o equilíbrio do protagonista. Incline-o para esquerda e ele cai para a esquerda, incline-o para o outro lado e a mesma coisa acontece para a direita.
Não se sabe ainda se o recurso poderá ser desligado, afinal de contas, manter o 3DS parado enquanto se joga em um ônibus é capaz de ser mais desafiador do que derrubar trinta um exército inteiro de Metal Gears.
Essa camuflagem é a sua cara
Em Snake Eater, um dos recursos mais interessantes do jogo (que deu as caras novamente em Metal Gear Solid 4) é o sistema de camuflagem utilizado pelo herói principal para se disfarçar em meio à variedade de ambientes enfrentados.
Nas florestas, como é possível imaginar, roupas e pinturas faciais utilizando a cor verde eram as mais apropriadas. Em outros ambientes, como uma planície coberta pela neve, a mesma cor já não seria a mais indicada.
Em Metal Gear Solid 3D, no entanto, se o jogador se encontrar em alguma situação na qual nenhum de seus disfarces o esteja ajudando efetivamente, ele pode criar o seu próprio. Para isso, basta utilizar a câmera embutida e fotografar qualquer coisa à sua volta. Assim, tirando uma fotografia de um lençol branco, por exemplo, é possível criar uma roupa capaz de deixar Snake invisível aos olhos dos guardas em locais cheios de neve.
O recurso não reconhecerá apenas cores, sendo capaz de identificar também texturas. Dessa forma, o protagonista passa a possuir uma variedade absurda de novos tipos de camuflagem, que podem se originar desde do jardim da sua casa até da estampa do seu cobertor favorito.
Para quem deseja conhecer a franquia, Metal Gear Solid 3D possui tudo para ser uma boa escolha inicial. Além do game ser o primeiro da linha temporal da série, os novos recursos oferecem um atrativo especial a um clássico consagrado no PlayStation 2.
Metal Gear Solid 3D: Snake Eater possui previsão para chegar às lojas no final deste ano apenas no Nintendo 3DS.
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