Top 10: Jogos Noir (drama criminal)

De uma forma geral, o gênero Noir poderia ser definido como “drama criminal”. A estética ficou famosa na literatura graças aos livros de Dashiell Hammett e Raymond Chandler. Ambos publicaram no começo do século passado aventuras dos detetives Sam Spade e Philip Marlowe, que traziam ação às histórias policiais da literatura pulp.


LA Noire (Foto: Divulgação)LA Noire (Foto: Divulgação)
 
O gênero também se popularizou no cinema com adaptações de O falcão maltês, onde Humprey Bogart cunhou a referência visual desta estética rica, cheia de homens durões, mulheres fatais e mistérios policiais onde apenas uma linha tênue separa os mocinhos dos bandidos. Outros gêneros acaram influenciados pelo noir, como a fantasia (a série Highlander é um bom exemplo) e até a ficção científica, como no antológico Blade Runner, de Ridley Scott, que apresenta um detetive noir em um universo cyberpunk.
Logicamente, os games também são um filão para o gênero: o aguardado LA Noire, daRockstar Games, será lançado no próximo dia 17 e deve trazer de volta a onda noir para os consoles de nova geração. Mas se engana quem pensa que a Rockstar é uma pioneira do gênero na indústria: antes deles, várias outras empresas já haviam desenvolvidos jogos que representaram esta cativante atmosfera nos computadores e consoles domésticos.
No clima do aguardado lançamento de LA Noire, nós preparamos um Top 10 especial com os jogos Noir mais marcantes dos videogames. Confira:

10 - Spiderman: Shattered Dimensions (Beenox, 2010, PC, Xbox 360 e PS3)
Nesta aventura do herói aracnídeo, o cabeça de teia precisa recuperar fragmentos de uma tábua mística espalhados em quatro dimensões diferentes. Três delas são conhecidas pelo público brasileiro: o universo tradicional, o universo ultimate (onde Parker – ao menos no game- utiliza o simbionte alienígena) e o universo 2099, onde o homem aranha é Miguel O’Hara; e a quarta é baseada no selo Marvel Noir, publicado nos EUA entre 2009 e 2010, que retrata os heróis da Marvel em uma continuidade alternativa ambientada na década de 1930 povoada por versões dos personagens da editora.
Apesar de ser apenas um quarto do jogo, as fases do amigo da vizinhança com um tom mais Dark e com elementos de ação stealth agradaram bastante aos jogadores por respeitarem tanto o personagem quanto a estética noir.
Spiderman: Shattered Dimensions (Foto: Divulgação)Spiderman: Shattered Dimensions (Foto: Divulgação)

9 - Elevator Action (Taito, 1983, Arcade)
Lançado na era de ouro dos Acades, este jogo de plataforma coloca você no papel de um espião que invade um prédio a partir da cobertura para reaver uma série de documentos secretos, descendo pelo conjunto mais mal programado de elevadores da história até chegar em um carro de fuga estacionado na garagem.
Que documentos são esses e para que eles servem, nós nunca saberemos – os jogos antigos deixavam muito de sua narrativa por conta da imaginação do jogador – mas pelo pouco que os pixels do game mostram, é bem fácil imaginar que, enquanto o protagonista faz seu trabalho, uma femme fatale está aguardando pela papelada em uma sala mofada, atrás de uma porta de vidro de onde se lê “PRIVATE EYE”.
Elevator Action (Foto: Divulgação)Elevator Action (Foto: Divulgação)

8 - Tex Murphy (Access Software, 1989, PC)
A série de aventuras gráficas do detetive Tex Murphy teve cinco títulos (Mean Streets, Martian Memorandum, Underk a Killing Moon, The Pandora Directive e Overseer) lançados entre 1989 e 1998 para várias plataformas de computadores da época, e utilizava uma tecnologia muito comum nos adventures dos anos 90: atores filmados sobre um Chroma key onde posteriormente era inserido um cenário virtual.
A atmosfera do game era anacrônico-futurista, combinando investigadores de sobretudo surrado, máquinas de fax e carros voadores. Neste mundo, o detetive Murphy (criado e interpretado pelo game designer Chris Jones) se envolvia com casos bizarros, mulheres fatais e capangas brutais, tudo com uma boa dose de humor. O personagem se tornou popular e chegou até a estrelar um programa de rádio, que durou seis episódios.
Tex Murphy (Foto: Divulgação)Tex Murphy (Foto: Divulgação)

7 - In Another Brothel (Hideous Games, 2008, PC)
Pouco conhecido, este jogo independente desenvolvido pelo designer Andreas Jörgensen é um puzzle noir que conta a história de um homem comum à procura de sua amada, que é uma garota de programa. Só que ela foi levada para longe por um cafetão, o que obriga o protagonista a procurar pistas encontrando as colegas de ofício da moça espalhadas por várias fases construídas com tons de cinza.
O mais legal de In Another Brothel é que nada é gratuito, já seria muito fácil para o designer errar a dose em um jogo com esta temática. Além de trilha sonora característica, animações competentes e diálogos afiados dão o tom da atmosfera noir do game.
In Another Brothel (Foto: Divulgação)In Another Brothel (Foto: Divulgação)

6 - Philip Marlowe: Private Eye (Byron Preiss, 1997, PC)
O famoso detetive criado por Raymond Chandler desvendou vários casos famosos na literatura, como o assassinato de Poodle Springs e o Sono Eterno. Nesta adaptação para videogame, Marlowe estrela um adventure interessante, que traduz com fidelidade a atmosfera dos livros.
Além do visual, a trama é convincente e apresenta múltiplis finais, dando ainda ao jogador a possibilidade de iniciar um novo jogo com a história ligeiramente modificada, o que adiciona um fator replay ao game – algo que os adventures, em geral, não se preocupam em ter.
Philip Marlowe: Private Eye (Foto: Divulgação)Philip Marlowe: Private Eye (Foto: Divulgação)

5 - Mafia: The City of Lost Heaven (Illusion Softworks, 2004, PC, PS2, Xbox)
Ambientado nos anos 30, na cidade fictícia de Lost Heaven, Mafia coloca o jogador no papel de um taxista que, após se envolver com o crime organizado, se torna um gangster ascendente durante os anos da lei seca nos EUA.
Combinando ação veicular com gameplay em terceira pessoa, o jogo traz nas músicas da época e a ambientação realista, podendo ser considerado um dos games que diretamente influenciaram o aguardado LA Noire. Máfia ganhou uma sequência produzida em 2010 pela 2k Games para os consoles da nova geração, e é considerado por muitos como o jogo de gângsters definitivo.
Mafia: The City of Lost Heaven (Foto: Divulgação)Mafia: The City of Lost Heaven (Foto: Divulgação)

4 - Déjà Vu (ICOM, 1985, Mac)
Este adventure point and click coloca você no papel de Theodore “Ace” Harding, um pugilista aposentado que agora trabalha como detetive particular . O jogo começa quando o personagem acorda parcialmente sem memória no banheiro de um bar ao lado de um cadáver.
Para não ser considerado suspeito de assassinado, cabe ao protagonista explorar as ruas de Chicago nos anos 40 reunindo provas de sua inocência. Déjà Vu é um jogo clássico, que ganhou conversões para DOS, Nintendo 8 bits e Game Boy Advanced.
Déjà Vu (Foto: Divulgação)Déjà Vu (Foto: Divulgação)

3 - Stranglehold (Midway, 2007, PC, Xbox 360 e PS3)
O diretor de cinema John Woo consegue combinar a estética noir com a ação desenfreada dos filmes de kung fu. Nascido em Hong Kong em 1946, Woo ganhou notoriedade internacional graças ao filme Fervura Máxima (Hard boiled), onde o detetive Tequila Yuen, interpretado por Chow Yun-Fat, faz sua própria justiça pelas ruas da cidade.
Anos depois, ele finalmente pensou em uma sequência para a história de seu personagem mais conhecido – mas em vez de fazer um filme, o diretor acreditou que as cenas mirabolantes de ação policial ficariam melhores em um videogame da nova geração. E ele estava certo: Stranglehold é um jogo divertidíssimo, que casa com perfeição tiroteios absurdos com drama policial e conflitos familiares.


2 - Heavy Rain (Quantic Dream, PS3, 2010)
A jornada de penitência e redenção de Heavy Rain é um excelente exemplo de Noir moderno. Com personagens verossímeis e enredo envolvente, é o tipo de jogo que prende o jogador na ponta da cadeira do começo até o game over.
Para completar, o sistema de captura de movimentos empregado no game conferiu um realismo nunca antes visto na indústria, permitindo que os jogadores se identificassem de forma profunda com os protagonistas – jogar Heavy Rain faz você sofrer junto com os personagens, e esta empatia só é possível graças ao enorme detalhamento visual que o título apresenta. Para os donos de Playstation 3, com certeza é um jogo obrigatório.


1 - Max Payne (Remedy Entertainment, PC, PS2 e XBOX, 2001)
Se tem um jogo que seguiu à risca a “cartilha noir”, este é Max Payne. Temos o protagonista, um detetive durão sem nada a perder, atormentado por problemas do passado; uma cidade tomada pelo crime organizado, que controla as ruas enquanto os moradores se enclausuram em suas casas para fugir da nevasca do século; uma trama densa, repleta de intriga e conspiração contada através de uma impressionante graphic novel; e ainda uma das maiores femme fatales dos videogames, a estonteante Mona Sax.
Com tiroteios recheados de bullet time, fases desafiadoras, enredo instigante e dubladores de primeira, Max Payne se tornou uma das referências do gênero nos videogames, ganhando uma sequência em 2003 e até uma adaptação cinematográfica, com o insosso Mark Wahlberg no papel de Max.
Para felicidade geral, a Rockstar Games está trabalhando em Max Payne 3, que deve fechar a trilogia mostrando um novo capítulo na vida do personagem, que está mais velho e aposentado, mas ainda lidando com o passado que bate à sua porta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MestreGame

 
Design by Wordpress Themes | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons