Os games em que as turmas de Mario e Sonic vão às Olimpíadas para competir já podem ser considerados parte de uma franquia semelhante aos títulos oficiais das diversas ligas esportivas lançados anualmente pela Electronic Arts, afinal, parecem ter garantido uma periodicidade fixa.
Contudo, além da linha Mario & Sonic sair a cada dois anos (graças às Olimpíadas de Inverno, descobertas recentemente pelo público brasileiro) e não um, a franquia difere de FIFA, NHL e afins por apresentar os esportes olímpicos de maneira despretensiosa e divertida — abordagem que levou a série a vender ao todo 19 milhões de cópias desde o seu primeiro título, inspirado nos Jogos de Pequim.
Na versão de Londres, a primeira mudança e mais fácil de ser percebida obviamente é a ambientação. Os cenários são todos inspirados na cidade em que a família real britânica reside. Desse modo, os jogadores irão se cansar de ver o Big Ben ao fundo das competições de hipismo e de realizar partidas de badminton na Arena de Wembley. Mas as novidades não param por aí.
Novas modalidades
É fato que os dois últimos jogos da linha esportiva da SEGA e da Nintendo eram diferentes entre si. Embora os dois fossem títulos baseados em mini games esportivos, o último a ser lançado teve a vantagem de ser ambientado nas Olimpíadas de Inverno, nas quais os esportes eram diferentes dos Jogos Olímpicos tradicionais.
Quatro anos depois do lançamento do primeiro jogo, contudo, apenas embalar o game com uma nova capa e mudar os cenários em que as competições se realizam não será o suficiente para convencer os donos de um Wii de que um bom novo título está a caminho.
Desse modo, foram adicionados quatro novos esportes: hipismo, badminton, canoagem e futebol. Assim como nos games anteriores da série, a jogabilidade de cada mini game é diferente e procura fugir do usual ao determinar que, além de imitar os movimentos do esporte real, seja necessário fazer tudo isso no tempo e na direção certas.
As competições de hipismo, por exemplo, exigem que o jogador balance o Wii Remote para controlar o seu cavalo. Contudo, o game encoraja os usuários a imitarem um jóquei imaginando que o controle forma as suas rédeas. Isso faz com que Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games seja um grande candidato a bater Just Dance 2, com a sua coreografia da música "Rasputin", como jogo responsável pelas poses mais embaraçosas da história do console da Nintendo.
Do mesmo modo, nas provas de canoagem será necessário remar quando o jogo indicar o melhor momento para a tarefa. Além disso, como qualquer um que tenha praticado o esporte na vida, a tarefa é muito mais fácil de ser realizada quando se possui um companheiro para ajudá-lo nessa atividade.
Esquecer a fidelidade não é sempre ruim
Só porque Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games apresenta uma jogabilidade que busca recriar os esportes de verdade não significa que o jogo perca qualidade. Afinal, estamos falando de um título desenvolvido pela SEGA e que conta com personagens da Nintendo, uma companhia que fez fama ao criar versões mais flexíveis de diversos esportes, como o tênis e as coridas de kart.
Dessa forma, é possível encontrar nessas Olimpíadas, além dos esportes tradicionais, os chamados Dream Events, em que a jogabilidade se assemelha à dos mini games encontrados às pencas em todas as edições de Mario Party.
Assim, é bom preparar-se para, enquanto realiza uma competição para descobrir quem atravessa o cenário mais rapidamente, ter de se preocupar em desviar das famosas e gigantes Bullets Bill (as balas que atormentaram o encanador italiano em vários estágios de suas aventuras).
Há também, para alegria dos fãs do porco-espinho azul da SEGA, um estágio em que os competidores devem coletar anéis em uma arena da mesma forma que Sonic fazia pela Green Hill Zone.
Competição tridimensional
Na versão para o novo portátil da Nintendo, o game busca utilizar todos os recursos oferecidos pelo 3DS. Desde a meia-maratona, na qual o seu personagem deve ser guiado pela stylus, até os exercícios de ginástica com o cavalo, nos quais o giroscópio do console é utilizado. Assim, para seguir em frente e realizar as manobras, é necessário rotacionar o aparelho da maneira certa para a execução perfeita de cada movimento.
Não importando a versão escolhida, contudo, Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games procura oferecer uma experiência agradável a pessoas de todas as idades. Desde aqueles que acompanharam a ferrenha disputa entre Mario e Sonic na geração 16-bit até os que já nasceram enquanto os dois competiam amistosamente nas Olímpiadas de Pequim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário